Case USA: Como alcancei 15,5% de CTR e 200k cliques em um "Site de Teste"

Fala, pessoal!

Resolvi abrir um pouco a caixa preta de um projeto experimental que comecei há alguns meses focado no mercado dos Estados Unidos (Tier 1). Muita gente foca apenas em volume de busca, mas esse case prova que o jogo de intenção e performance é o que realmente vira a chave no algoritmo atual.

Como vocês podem ver no print do Search Console, o site saiu do 1k cliques e atingiu um patamar de 3,2k cliques diários recentemente, mantendo uma posição média de 9.5 com um CTR que muitos diriam ser impossível para um site de nicho: 15,5%.

Aqui estão os 4 pilares que sustentaram esse crescimento:

1. A regra dos 1.5MB e a “Primeira Dobra”

Performance no mobile não é mais sobre passar no PageSpeed, é sobre satisfação imediata. Eu reduzi drasticamente o peso das páginas. Nada de scripts pesados ou imagens inúteis no topo. O conteúdo principal (a resposta que o usuário busca) sobe na primeira dobra, entregando o valor antes mesmo de o resto da página terminar de carregar. Se o usuário encontra o que quer em 200ms, o Google entende que o resultado é de elite. Fiz isso antes do Google divulgar que o crawler agora é limitado em 2mb.

2. E-E-A-T via rastro de entidade (Sinais Sociais)

Não usei redes sociais apenas para “ganhar tráfego”. O objetivo aqui foi construção de Entidade. Criei um ecossistema onde o Google consegue validar que o autor e o site existem fora da bolha do próprio domínio. Esses sinais sociais injetam uma camada de confiança que acelera a indexação e protege o site contra pequenas oscilações de core updates. É o “rastro digital” que valida o seu E-E-A-T de forma orgânica.

3. Engenharia de Schema (Semantic Graph)

Muita gente coloca o básico e acha que está fazendo SEO. O segredo aqui foi o uso de Schemas Interconectados. Eu não apenas “marquei” o conteúdo; eu conectei os pontos. A estrutura de dados foi desenhada para facilitar o trabalho do Googlebot em entender a relação entre o assunto, a intenção de busca e a autoridade do site. Isso garante os Rich Snippets que são fundamentais para o próximo ponto.

4. Sniper SEO: O poder da Long Tail exata

O CTR de 15,5% não é sorte. É o resultado de um mapeamento cirúrgico de Long Tails. Em vez de brigar pelo “short head” onde o CTR é diluído, foquei em queries onde a dúvida do usuário é específica e a minha resposta é a “luva” para esse buraco. Quando o seu Title Tag e o seu Header são a tradução exata do pensamento de busca do usuário, o clique é inevitável. É pesca submarina, não pesca com rede.

O que vem por aí?

O projeto continua em escala. Ainda estou refinando a automação desse mapeamento de queries e a forma como o Schema se comporta em diferentes categorias do site.

O “pulo do gato” sobre como automatizei parte desse processo sem perder a qualidade do E-E-A-T ainda vou guardar para os próximos testes, mas os fundamentos acima são o que separa um site que “tenta” de um site que “domina” a SERP.

O que acharam desses números para um mercado competitivo como o dos EUA? Alguma dúvida sobre os pilares?

2 curtidas

Muito bom! Duvida, na questao do eat, voce colocou author box pra que as redes soiais fiquem com link visivel para elas, ou somente adicionou os perfis sociais no usuário?

1 curtida

Fala Almy!!

Deixei o box do autor mas o que acredito que tenha feito diferença foi o Schema Person.