Fala GrayHat!
Eu tenho certeza que o ChatGPT e o Claude deram um gás absurdo na sua operação, e que muita coisa que ficava enroscada por dias agora demora apenas alguns minutos para serem feitas e isso é muito bacana! Mas, eu também tô sabendo que depois que você usou essas IAs top de mercado por meses, você começou a notar que algumas vezes ela trava em coisas bem bobas, dando respostas genéricas e pouco usáveis mesmo depois de 5 ou 6 tentativas. Eu não te culpo, afinal algumas vezes eu mesmo bato o olho no resultado do chat e falo “É, talvez ela tenha alucinado”.
A questão é que quando as LLMs eram algo inédito talvez fosse aceitável usá-las de qualquer jeito e presumir que a resposta que ela ia dar seria errada e vida que segue, mas para quem está jogando(ou pretende jogar) no mercado de alta conversão, ficar brincando com o chatbot com certeza não é a melhor forma de usar essa tecnologia a seu favor.
Então se você quer para de usar as IAs como um “Personal Akinator” e vai montar uma operação de alta performance, esse texto aqui com certeza vai te dar um norte sobre como montar ferramentas que funcionam na prática.
1 - Para de fazer monólitos, pensa em aplicações com começo meio e fim
Pensa assim: quando você vai fazer uma tarefa você pensa no que você pretende ter quando acabar ela ou abaixa a cabeça e sai fazendo até ter uma coisa aceitável? Se você sensata mente respondeu a primeira opção, qual o motivo de você esperar que 1 chat resolva tudo quando você usa a IA?
Tenha chats hipersegmentados por funções e use as especializações(GPTs, Gems. Skills) para executar tarefas já com o contexto necessário. Ao invés de você mandar o mesmo chat pensar em criar a oferta da página, as copys, a imagem e o código HTML, tenha uma especialização para geração de ofertas, um gerador de copys com base em ofertas e um designer de páginas de alta conversão.
2 - Os dados precisam estar onde os dados precisam estar.
Quem usa IAs tem um hábito estranho de fragmentar informações importantes em um milhão de arquivos diferentes em um milhão de locais diferentes, o que algo extremamente ruim no longo prazo justamente por que muito disso acaba se perdendo conforme a operação cresce.
Seja prático. Se a ferramenta que você está usando tem API, use-a, e se você usa planilhas no dia-a-dia considere usar ferramentas como o n8n ou o make para consolidar essas informações em formatos como o json, que poderão ser usados tanto nos chats quanto em ferramentas próprias. Esquece isso de exportar uma informação pra importar em outra por que é justamente essa repetição humana que pode atrapalhar sua operação.
3 - Conhecimento genérico = resposta genérica
A base de conhecimento das IAs é gigante, é um ótimo ponto de partida, mas provavelmente não vai ser o que você vai querer usar na sua operação.
Sim, é óbvio que os zilhões de parâmetros usados para treinar as LLMs tem quase todo o conhecimento da internet, mas certamente quando você estiver usando a IA para avaliar o artigo do seu novo blog de finanças você vai querer que ele pense em algo mais sofisticado que apenas repetir a palavra chave 300 vezes e se certificar de usar negrito em todas.
Você deve sempre garantir no próprio contexto que as diretrizes que serão usadas são de fato efetivas e para isso e aí é importante você ter uma base de conhecimento que possa ser compartilhada com a LLM, ou fazer o fine tuning(caso você saiba como).
4 - Use ferramentas de acordo com a sua necessidade, não de acordo com seu desejo
Já ouviu a frase “Em Roma, como os romanos”? Pois é, não adianta você tentar usar um chatzinho pra gerenciar uma operação de 500 sites e com certeza não adianta usar a API do Claude Opus para escrever textos de um blog que nem renda possui. Keep it simple.
Se você não tem tantas demandas diárias no seu projeto, é bem provável que você consiga fazer tudo pelo chat e tá tudo bem com isso. Quando sua operação começar a crescer, você vai preferir usar ferramentas de automação como o n8n acoplada a uma API para fazer o trabalho sujo. Deixe o vibe coding e a prototipagem avançada para o momento que o seu volume de tarefas exceda os limites dessas ferramentas, por que quando você chegar nesse estágio, vai passar mais tempo entendendo como os bugs são causados e como resolvê-los, então é importante que tanto seu entendimento de como a IA funciona quanto sua capacidade técnica de como manipular APIs e Webhooks estejam muito bem desenvolvidas nesse momento.
Bom, esses 4 passos você pode aplicar desde agora e eu tenho certeza que eles vão destravar o potencial máximo no uso da inteligência Artificial para o seu negócio.
E lembra sempre de usar a comunidade sempre que você estiver com dúvidas, ou precisar de uma segunda opinião nos seus prompts e fluxos.
Que o chapéu cinza esteja com você nessa jornada!