Problema de indexação no Google: páginas demoram para indexar

Pessoal, estou com uma dúvida séria e queria saber se alguém já passou por isso.

Tenho um site no nicho de decoração e, de uma semana pra cá, o tráfego caiu mais de 60%. Além disso, percebi que os conteúdos novos praticamente não estão sendo indexados. Quando uso a ferramenta de inspeção de URL, o processo demora muito mais do que o normal e muito conteúdo saiu do Google, foi desindexado.

Alguém já enfrentou algo parecido recentemente? Pode ser alguma atualização ou problema técnico? Qualquer ajuda ou sugestão eu aceito porque desesperei.

Fala meu caro, beleza?

Desde o dia 27 de março, o Google anunciou o primeiro core update do ano. Diz que durará 2 semanas (até dia 11 de abril, provavelmente). É comum a oscilação em grandes updates, seja de novos conteúdos como dos mais antigos.

Para complementar, não se desespere ainda. É muito comum o tráfego derreter e voltar ao normal no final da atualização, ou o Google temporariamente remover páginas do índice para recalcular a relevância.

Aqui vão alguns passos e pontos de atenção para você analisar enquanto o update não termina:

• Não faça mudanças drásticas agora: A regra de ouro durante um Core Update é não mexer na estrutura do site. Mudar layout, apagar dezenas de posts ou trocar temas agora pode confundir o bot do Google e piorar a situação. Espere findar.
  • Verifique o Google Search Console (GSC): * Vá na aba Segurança e Ações Manuais e veja se tomou alguma punição manual. Se estiver tudo verde, o impacto é puramente algorítmico.
    • Vá em Indexação > Páginas e olhe os motivos das desindexações. Estão dando erro 404? Soft 404? Ou apenas “Rastreada, mas não indexada”? Isso vai te dar a pista exata do que o Google está enxergando.
  • Sobre a lentidão na ferramenta de inspeção: Essa demora e a dificuldade de indexar coisas novas são sintomas clássicos de duas coisas. Primeiro, os servidores do Google ficam sobrecarregados reprocessando a web inteira durante o update. Segundo, quando o seu site perde relevância algorítmica temporária, o Google corta o seu crawl budget, fazendo com que ele visite seu site com menos frequência.
  • Auditoria de Qualidade (Helpful Content): Os updates recentes batem muito forte na qualidade do conteúdo. Como o seu nicho é decoração, o visual e a originalidade contam muito. Faça uma autocrítica: seus textos têm fotos originais, dicas práticas e experiência real, ou estão muito genéricos/feitos por IA em massa? O Google tem priorizado sites que mostram “experiência em primeira mão”.

Segura a onda pelo menos até meados de abril para ver onde o seu tráfego vai estacionar. Use esse tempo para focar em investigar os relatórios do GSC e planejar melhorias nos seus melhores artigos. Muita gente passa por isso. Se notar algum erro bizarro no Search Console, manda um print aqui pra gente ajudar.

O que venho observando já há algum tempo.

São 3 passos atualmente para se destacar no Google em minha percepção:

1- Primeiro Passo Fazer o rastreamento e a indexação

2- Passo Dois: Aparecer no Google (Mesmo com indexação aparente)

3- Passo Três: Rankear no Google. (e subir pro topo)

Ou seja, não basta dar site: sua url. e constar como indexado!

Devemos checar se a mesma está em algum ponto da pesquisa.

Se não encontrar, pode ser isto também sua percepção de queda de tráfego, quando temos dezenas de urls indexadas, porém sem aparecer na pesquisa.

Aqui tenho notada este tipo de situação.

Quando ocorre, essa indexação, mas sem aparecer na pesquisa, basta reenviar para um novo index no Search Console, que aparecerá na pesquisa em 1 ou 2 dias.

Rumo ao TOPO!