Novamente temos um novo update.
Hoje, 24 de março de 2026, o Google anunciou o lançamento de um update anti-spam:
Com base em anos de experiência trabalhando com SEO, posso afirmar que os updates de março costumam causar mudanças significativas na SERP, muitas vezes deixando os resultados bem diferentes do padrão habitual. E, diferente de alguns anos atrás, agora também estamos lidando com o impacto direto de resultados generativos (IA), que mudam completamente a dinâmica de cliques e visibilidade.
Outro ponto importante: ainda não está claro qual será o foco real desse update.
Pode ser algo mais voltado para:
- Conteúdo gerado por IA
- Combate a spam puro
- Ajustes em backlinks artificiais
- Ou até uma combinação de todos esses fatores
Na prática, sabemos que o discurso oficial nem sempre reflete 100% do que acontece na SERP.
Um exemplo clássico são páginas claramente comprometidas que continuam indexadas e ranqueando.
Basta pesquisar por termos competitivos e observar links de sites de prefeituras invadidos (URLs com conteúdo spam, cassino, adulto, etc.) que seguem ativos no índice do Google sem tratamento imediato.
Isso levanta alguns pontos relevantes:
- O Google ainda tem dificuldade em lidar com spam em larga escala
- Backlinks vindos desses ambientes continuam, em alguns casos, passando sinais
- Nem todo “spam” é penalizado na velocidade que se espera
Diante desse cenário, o mais recomendado é não realizar alterações nos projetos neste momento.
Se houver queda ou até mesmo aumento de posições, qualquer mudança feita agora pode comprometer completamente a análise, dificultando a identificação da causa real das variações.
Esse é o tipo de momento onde agir pode mais atrapalhar do que ajudar.
O ideal é aguardar a estabilização do update antes de tomar qualquer decisão estratégica.
Estou acompanhando alguns sites fora do Brasil (alguns meus) e, assim que observar movimentações mais consistentes por lá, compartilho aqui possíveis padrões e o que pode estar influenciando nas subidas ou quedas.